domingo, 19 de fevereiro de 2012

Plano de curso/Língua portuguesa 6º ano

PROPOSTA DE TRABALHO (PLANO DE CURSO)

ANO
SÉRIE
DISCIPLINA
TURMA(S)
CARGA HORÁRIA


2012

5ª/ 6° ano

Língua Portuguesa

A

180

DOCENTE: 
DIRETOR (A): 
COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO (A): 
                                                                    
EMENTA (Objetivo Geral):

Ler de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade, podendo assim: selecionar procedimentos de leitura adequados; compreender a leitura e escrita em suas diferentes dimensões, refletindo criticamente sobre os temas transversais propostos e construir os conhecimentos indispensáveis à utilização dos componentes gramaticais constitutivos do texto e do discurso.


Iª UNIDADE
            
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
EXPECTATIVAS (Objetivos Específicos):

Textos
·         A árvore tinha que ser árvore?
·         A invenção do alfabeto;
·         Comunicação;
Produções de texto
·         Produção de relato;
·         Produção de HQ;
Gramática
·         Letra e fonema/ encontro consonantal;
·         Dígrafo;
·         Frases;
Ortografia
·         M antes de P e B;
·         Palavras com LH e L;
Linguagens
·         Linguagem verbal e não verbal;
·         Linguagem formal e informal;








Textos
·         Adquirir informações sobre a origem e o desenvolvimento da escrita;
·         Desenvolver estratégias de leitura;
·         Observar a organização do texto em parágrafos;
·         Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais.
Produções
·         Perceber a importância de planejar a fala pública em função das exigências da situação e dos objetivos pretendidos;
·         Conhecer recursos característicos da linguagem dos quadrinhos;
Gramática
·         Estabelecer a diferença entre fonema e letra;
·         Reconhecer e diferenciar encontros consonantais e dígrafos;
·         Diferenciar os tipos de frases.
Ortografia
·         Distinguir representação escrita de sons semelhantes;
Linguagem
·         Desenvolver a capacidade de entender a linguagem e refletir o uso da língua.



IIª UNIDADE

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
EXPECTATIVAS (Objetivos Específicos):

Textos
·         História de um nome;
·         Nomes são script escrito pelos pais;
·         O lobo e o cão;
·         O gato e a barata;
·         Uso do dicionário;
Produções de texto
·         Produção de narrativa;
·         Produção de fábula;
Gramática
·         Tipos de fonemas;
·         Encontros vocálicos;
·         As palavras quanto ao número de silabas e quanto a posição da sílaba tônica;
·         Substantivo ( conceito e classificação);
·         Substantivo ( flexão);
Ortografia
Emprego de ez/eza;
Emprego de zinho/sinho;











Textos
·         Ler com autonomia e por prazer;
·         Refletir sobre a importância do nome na vida das pessoas;
·         Reconhecer o gênero enfocado (crônica) a partir de suas características essenciais;
·         Perceber as características do gênero estudado, associando-o à intencionalidade do produtor;
·         Desenvolver habilidades de consulta ao dicionário e conhecer suas regras de padronização.
Produções
·         Conhecer elementos da narrativa para construir textos bem elaborados e coerentes;
·         Conhecer a estrutura das fábulas;
Gramática
·         Identificar e classificar os fonemas e os encontros vocálicos;
·         Classificar as palavras  quanto ao número e a posição da sílaba tônica;
·         Entender o conceito de substantivo e classificá-lo;
·         Conhecer  noções básicas sobre flexão dos substantivos para aplicá-las em seus textos;
Ortografia
·         Utilizar conceitos aprendidos para minimizar problemas de grafia.
















IIIª UNIDADE

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
EXPECTATIVAS (Objetivos Específicos):

Textos
·         A história do tucano encantado;
·         Os gnomos e o sapateiro;
·         Como, na beira do Niger, nasceu Segu, cidade dos carités e das acácias;
·         Trem de ferro;
·         Conflito de sentimentos
·         Repressão;
Produções de texto
·         Resumo oral;
·         Narrativa de aventuras;
·         Declamação/ criação de poema;
·         Narrativa – criação de personagens e suas falas;
Gramática
·         Adjetivo;
·         Artigo;
·         Numerais;
Ortografia
·         Acentuação das oxítonas
·         Acentuação das paroxítonas (I)
·         Emprego de auto e alto
·         Acentuação das paroxítonas (II)
·         Emprego de traz e trás















Testos
·         Ler para conhecer expressões literárias de diferentes povos, em diferentes épocas;
·         Desenvolver a habilidade de consulta ao dicionário;
·         Perceber características dos gêneros enfocados: contos maravilhosos e lenda;
·         Perceber características da linguagem poética: sonoridade, ritmo, disposição na fola, uso de imagens...
·         Integrar e sintetizar informações, expressando-as em linguagem própria, oralmente ou por escrito.
Produções
·         Desenvolver a habilidade de captar as ideias centrais do texto;
·         Conhecer categorias que compõem a estrutura narrativa de um texto;
·         Produzir poemas relacionando forma e conteúdo;
·         Saber declamar poemas;
·         Saber como transcrever fala de personagens por meio de discurso direto;
·         Produzir história coerente com as personagens criadas.
Gramática
·         Reconhecer adjetivos e locuções adjetivas;
·         Conhecer diversas maneiras de se caracterizar um ser e o valor semântico dessa classe de palavras;
·         Classificar os artigos em definidos e indefinidos;
·         Diferenciar algarismo/numeral: artigo indefinido e numeral;
Ortografia
·         Acentuar as palavras de forma adequada de acordo com as regras de acentuação gráfica;
·         Diferenciar o uso de palavras de grafia semelhante, mas de sentidos diferentes.








IVª UNIDADE

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
EXPECTATIVAS (Objetivos Específicos):

Textos
·         O medo e o relógio;
·         O compadre da morte;
·         O encantamento;
·         Cadeias alimentares;
·         Ulisses enfrenta Polifemo;
·         A aventura do descobrimento.
Produções de textos
·         Noticiário radiofônico (oral);
·         Produção de texto narrativo (discurso direto)
·         Produção de diferentes gêneros, com o mesmo tema;
·         Produção de descrição;
Gramática
·         Pronomes;
·         Verbos.
Ortografia
·         Acentuação dos monossílabos;
·         Emprego da cedilha;
·         Emprego de onde/aonde;
·         Verbos terminados em -eem,-êm/-am ou -ão.



















Textos
·         Interpretar linguagem visual e conhecer texto de nosso folclore;
·         Perceber que um mesmo tema pode ser abordado em diferentes gêneros;
·         Ler para buscar informações;
·         Perceber elementos da sequência dominante (narrativa) no interior do gênero escolhido;
·         Ler para refletir sobre o tema proposto.

Produções
·         Organizar e apresentar notícias de acordo com o público visado;
·         Produzir texto narrativo empregando discurso direto;
·         Perceber diferenças entre texto informativo e literário;
·         Produzir um texto do ponto de vista de uma dada personagem.
Gramática
·         Compreender o conceito de pronomes;
·         Identificar e classificar os pronomes;
·         Compreender o conceito de verbos;
·         Flexionar adequadamente os verbos;
Ortografia
·         Minimizar problemas ortográficos;
·         Acentuar corretamente de acordo com as regras estudadas;
·         Diferenciar formas semelhantes como onde e aonde;
·         Grafar de forma correta alguns verbos da 3ª pessoa e do presente do indicativo.










MECANISMOS OPERACIONAIS (Metodologias):

Estratégias Metodológicas para os conteúdos: (Especifique ou por unidade ou como um todo).
·         Dinâmicas e jogos; Aulas participativas; Discursos e debates; Leituras individuais e coletivas; Mini-seminário; Diários de Bordo; Comunicação visual; Estudo de músicas e filmes; Apresentações musicais e corporais; Produções individuais e coletivas; Atividades de fixação;
RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Som; Revistas; Jornais; Cartazes; Gravuras; Papel metro, ofício, cartolina, dupla face; Cola; Durex; Lousa; Marcador de texto; apagador; Livros didáticos; Televisão; DVD.

Obs: (Outros materiais deverão ser utilizados de acordo com a necessidade do trabalho).

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Procedimentos Avaliativos: (Especifique ou por unidade ou como um todo).

·         Será um processo muito tranqüilo e acima de tudo diagnóstico. Buscarei apropriar-me das ações de progresso e não-progresso de cada atividade, para promover uma postura observadora e estimuladora, promovendo situações que permitam aos alunos avançarem. Levarei em conta todo o processo de ensino: Participação individual e coletiva; Produções individuais e coletivas; Mini-seminários; Leituras individuais e coletivas; Diários de bordo; Investigações ou Pesquisas; Pontualidade na entrega de trabalhos; Avaliações escritas e contextualizadas.

FORMAS AVALIATIVAS:
Iª UNIDADE
IIª UNIDADE
IIIª UNIDADE
IVª UNIDADE
Qualitativo= 1,0
Qualitativo=1,0
Qualitativo=1,0
Qualitativo=1,0
Produções= 1,0
Produções=1,0
Produções=1,0
Produções=1,0
Teste= 3,0
Projeto=2,0
Projeto=1,0
Projeto=1,0
Avaliação= 5,0
Mini-seminário=1,0
Teste=2,0
Teste=2,0
Total= 10,0
Avaliação=5,0
Avaliação=5,0
Avaliação=5,0

Total=10,0
Total=10,0
Total=10,0












                                              
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

FILMES:
·         Stardust-o mistério da estrela;
·         Caçador de Dragões;
·         Irmãos Ursos;
·         UP- Altas aventuras;
·         A cidade das crianças.
·         OUTROS A PENSAR.

MÚSICAS:
·         Aquarela (Toquinho e Chico Buarque);
·         Instrumental (Milton Guedes);
·         Canção da América (Milton Nascimento);
·         ABC do Sertão (Luis Gonzaga);
·         OUTRAS A PENSAR.


LIVROS PARADIDÁTICOS:
·         Modelo Vivo-Natureza Morta(Gonzalo Cárcamo);
·         Lobo Negro(Antoine Guilloppé);
·         Zoom(Istvan Banyai);
·         Cena de Rua(Angela Lago);
·         Doce água doce(Regina Rennó);
·         Bicho que te quero Livre(Elias José).


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS:

Delmanto, Dileta , Maria da Conceição Castro / Português: ideias & linguagens, 6º ano. -  13. ed. reform. – São Paulo: Saraiva, 2009.

Souza, Cassia Garcia de/ De olho no futuro: língua portuguesa, 5ºano/ São Paulo: Quinteto Editorial, 2008.




Obs: Este Planejamento é flexível. Portanto, poderá sofrer qualquer modificação que se fizer necessário.
  



ENTREGUE:_____/_____/______

_________________________________________________________________
ASSINATURA DO DOCENTE

__________________________________________________________________
ASSINATURA DO (A) DIRETOR (A)

__________________________________________________________________
ASSINATURA DO COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO (A)

___________________________________________________________________
SETOR DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA












Nenhum comentário:

Postar um comentário