PROPOSTA DE TRABALHO (PLANO DE CURSO)
ANO | SÉRIE | DISCIPLINA | TURMA(S) | CARGA HORÁRIA |
2012 | 5ª/ 6° ano | Língua Portuguesa | A | 180 |
DOCENTE:
DIRETOR (A):
COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO (A):
EMENTA (Objetivo Geral):
Ler de maneira autônoma, textos de gêneros e temas com os quais tenha construído familiaridade, podendo assim: selecionar procedimentos de leitura adequados; compreender a leitura e escrita em suas diferentes dimensões, refletindo criticamente sobre os temas transversais propostos e construir os conhecimentos indispensáveis à utilização dos componentes gramaticais constitutivos do texto e do discurso.
Iª UNIDADE
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: | EXPECTATIVAS (Objetivos Específicos): |
Textos · A árvore tinha que ser árvore? · A invenção do alfabeto; · Comunicação; Produções de texto · Produção de relato; · Produção de HQ; Gramática · Letra e fonema/ encontro consonantal; · Dígrafo; · Frases; Ortografia · M antes de P e B; · Palavras com LH e L; Linguagens · Linguagem verbal e não verbal; · Linguagem formal e informal; | Textos · Adquirir informações sobre a origem e o desenvolvimento da escrita; · Desenvolver estratégias de leitura; · Observar a organização do texto em parágrafos; · Desenvolver habilidades de leitura de textos não verbais. Produções · Perceber a importância de planejar a fala pública em função das exigências da situação e dos objetivos pretendidos; · Conhecer recursos característicos da linguagem dos quadrinhos; Gramática · Estabelecer a diferença entre fonema e letra; · Reconhecer e diferenciar encontros consonantais e dígrafos; · Diferenciar os tipos de frases. Ortografia · Distinguir representação escrita de sons semelhantes; Linguagem · Desenvolver a capacidade de entender a linguagem e refletir o uso da língua. |
IIª UNIDADE
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: | EXPECTATIVAS (Objetivos Específicos): |
Textos · História de um nome; · Nomes são script escrito pelos pais; · O lobo e o cão; · O gato e a barata; · Uso do dicionário; Produções de texto · Produção de narrativa; · Produção de fábula; Gramática · Tipos de fonemas; · Encontros vocálicos; · As palavras quanto ao número de silabas e quanto a posição da sílaba tônica; · Substantivo ( conceito e classificação); · Substantivo ( flexão); Ortografia Emprego de ez/eza; Emprego de zinho/sinho; | Textos · Ler com autonomia e por prazer; · Refletir sobre a importância do nome na vida das pessoas; · Reconhecer o gênero enfocado (crônica) a partir de suas características essenciais; · Perceber as características do gênero estudado, associando-o à intencionalidade do produtor; · Desenvolver habilidades de consulta ao dicionário e conhecer suas regras de padronização. Produções · Conhecer elementos da narrativa para construir textos bem elaborados e coerentes; · Conhecer a estrutura das fábulas; Gramática · Identificar e classificar os fonemas e os encontros vocálicos; · Classificar as palavras quanto ao número e a posição da sílaba tônica; · Entender o conceito de substantivo e classificá-lo; · Conhecer noções básicas sobre flexão dos substantivos para aplicá-las em seus textos; Ortografia · Utilizar conceitos aprendidos para minimizar problemas de grafia. |
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: | EXPECTATIVAS (Objetivos Específicos): |
Textos · A história do tucano encantado; · Os gnomos e o sapateiro; · Como, na beira do Niger, nasceu Segu, cidade dos carités e das acácias; · Trem de ferro; · Conflito de sentimentos · Repressão; Produções de texto · Resumo oral; · Narrativa de aventuras; · Declamação/ criação de poema; · Narrativa – criação de personagens e suas falas; Gramática · Adjetivo; · Artigo; · Numerais; Ortografia · Acentuação das oxítonas · Acentuação das paroxítonas (I) · Emprego de auto e alto · Acentuação das paroxítonas (II) · Emprego de traz e trás | Testos · Ler para conhecer expressões literárias de diferentes povos, em diferentes épocas; · Desenvolver a habilidade de consulta ao dicionário; · Perceber características dos gêneros enfocados: contos maravilhosos e lenda; · Perceber características da linguagem poética: sonoridade, ritmo, disposição na fola, uso de imagens... · Integrar e sintetizar informações, expressando-as em linguagem própria, oralmente ou por escrito. Produções · Desenvolver a habilidade de captar as ideias centrais do texto; · Conhecer categorias que compõem a estrutura narrativa de um texto; · Produzir poemas relacionando forma e conteúdo; · Saber declamar poemas; · Saber como transcrever fala de personagens por meio de discurso direto; · Produzir história coerente com as personagens criadas. Gramática · Reconhecer adjetivos e locuções adjetivas; · Conhecer diversas maneiras de se caracterizar um ser e o valor semântico dessa classe de palavras; · Classificar os artigos em definidos e indefinidos; · Diferenciar algarismo/numeral: artigo indefinido e numeral; Ortografia · Acentuar as palavras de forma adequada de acordo com as regras de acentuação gráfica; · Diferenciar o uso de palavras de grafia semelhante, mas de sentidos diferentes. |
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS: | EXPECTATIVAS (Objetivos Específicos): |
Textos · O medo e o relógio; · O compadre da morte; · O encantamento; · Cadeias alimentares; · Ulisses enfrenta Polifemo; · A aventura do descobrimento. Produções de textos · Noticiário radiofônico (oral); · Produção de texto narrativo (discurso direto) · Produção de diferentes gêneros, com o mesmo tema; · Produção de descrição; Gramática · Pronomes; · Verbos. Ortografia · Acentuação dos monossílabos; · Emprego da cedilha; · Emprego de onde/aonde; · Verbos terminados em -eem,-êm/-am ou -ão. | Textos · Interpretar linguagem visual e conhecer texto de nosso folclore; · Perceber que um mesmo tema pode ser abordado em diferentes gêneros; · Ler para buscar informações; · Perceber elementos da sequência dominante (narrativa) no interior do gênero escolhido; · Ler para refletir sobre o tema proposto. Produções · Organizar e apresentar notícias de acordo com o público visado; · Produzir texto narrativo empregando discurso direto; · Perceber diferenças entre texto informativo e literário; · Produzir um texto do ponto de vista de uma dada personagem. Gramática · Compreender o conceito de pronomes; · Identificar e classificar os pronomes; · Compreender o conceito de verbos; · Flexionar adequadamente os verbos; Ortografia · Minimizar problemas ortográficos; · Acentuar corretamente de acordo com as regras estudadas; · Diferenciar formas semelhantes como onde e aonde; · Grafar de forma correta alguns verbos da 3ª pessoa e do presente do indicativo. |
Estratégias Metodológicas para os conteúdos: (Especifique ou por unidade ou como um todo).
· Dinâmicas e jogos; Aulas participativas; Discursos e debates; Leituras individuais e coletivas; Mini-seminário; Diários de Bordo; Comunicação visual; Estudo de músicas e filmes; Apresentações musicais e corporais; Produções individuais e coletivas; Atividades de fixação;
RECURSOS DIDÁTICOS:
· Som; Revistas; Jornais; Cartazes; Gravuras; Papel metro, ofício, cartolina, dupla face; Cola; Durex; Lousa; Marcador de texto; apagador; Livros didáticos; Televisão; DVD.
Obs: (Outros materiais deverão ser utilizados de acordo com a necessidade do trabalho).
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Procedimentos Avaliativos: (Especifique ou por unidade ou como um todo).
· Será um processo muito tranqüilo e acima de tudo diagnóstico. Buscarei apropriar-me das ações de progresso e não-progresso de cada atividade, para promover uma postura observadora e estimuladora, promovendo situações que permitam aos alunos avançarem. Levarei em conta todo o processo de ensino: Participação individual e coletiva; Produções individuais e coletivas; Mini-seminários; Leituras individuais e coletivas; Diários de bordo; Investigações ou Pesquisas; Pontualidade na entrega de trabalhos; Avaliações escritas e contextualizadas.
FORMAS AVALIATIVAS:
Iª UNIDADE | IIª UNIDADE | IIIª UNIDADE | IVª UNIDADE |
Qualitativo= 1,0 | Qualitativo=1,0 | Qualitativo=1,0 | Qualitativo=1,0 |
Produções= 1,0 | Produções=1,0 | Produções=1,0 | Produções=1,0 |
Teste= 3,0 | Projeto=2,0 | Projeto=1,0 | Projeto=1,0 |
Avaliação= 5,0 | Mini-seminário=1,0 | Teste=2,0 | Teste=2,0 |
Total= 10,0 | Avaliação=5,0 | Avaliação=5,0 | Avaliação=5,0 |
| Total=10,0 | Total=10,0 | Total=10,0 |
| | | |
| | | |
| | | |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES:
FILMES:
· Stardust-o mistério da estrela;
· Caçador de Dragões;
· Irmãos Ursos;
· UP- Altas aventuras;
· A cidade das crianças.
· OUTROS A PENSAR.
MÚSICAS:
· Aquarela (Toquinho e Chico Buarque);
· Instrumental (Milton Guedes);
· Canção da América (Milton Nascimento);
· ABC do Sertão (Luis Gonzaga);
· OUTRAS A PENSAR.
LIVROS PARADIDÁTICOS:
· Modelo Vivo-Natureza Morta(Gonzalo Cárcamo);
· Lobo Negro(Antoine Guilloppé);
· Zoom(Istvan Banyai);
· Cena de Rua(Angela Lago);
· Doce água doce(Regina Rennó);
· Bicho que te quero Livre(Elias José).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BÁSICAS:
Delmanto, Dileta , Maria da Conceição Castro / Português: ideias & linguagens, 6º ano. - 13. ed. reform. – São Paulo: Saraiva, 2009.
Souza, Cassia Garcia de/ De olho no futuro: língua portuguesa, 5ºano/ São Paulo: Quinteto Editorial, 2008.
Obs: Este Planejamento é flexível. Portanto, poderá sofrer qualquer modificação que se fizer necessário.
ENTREGUE:_____/_____/______
_________________________________________________________________
ASSINATURA DO DOCENTE
__________________________________________________________________
ASSINATURA DO (A) DIRETOR (A)
__________________________________________________________________
ASSINATURA DO COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO (A)
___________________________________________________________________
SETOR DE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA